sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Aquecimento Global


O clima da terra, em particular a temperatura, depende fortemente da composição da atmosfera e das variações na concentração de certos gases nela existentes.
Ao longo da história da terra ocorrem variações climáticas importantes. A temperatura variou, em parte, de acordo com as alterações naturais da composição da atmosfera. Porem, nos últimos cem anos, e em especial nas últimas décadas, as actividades humanas tem vindo a modificar nas últimas décadas, as actividades humanas tem vindo a modificar muito rapidamente essa composição.
Os raios solares, incidindo sobre a superfície da Terra, aquecem-na. A Terra devolve parte da energia que absorve sob a forma de radiações infravermelho. Na atmosfera existem determinados gases que impedem que os raios infravermelhos continuem o seu percurso, não abandonando, portanto, o planeta. Como consequência há um aquecimento benéfico que assegura a manutenção da temperatura dentro de limites compatíveis com a existência de vida.
Nas últimas décadas, porém, as actividades humanas tem tido uma grande influência no aumento do efeito de estufa. A utilização de combustíveis como o carvão, o petróleo e seus derivados, constitui um dos sectores da actividade humana mais responsáveis, mas não o único, pela emissão de CO2 e outros gases que, acumulados na atmosfera, reforçam o efeito de estufa, ou seja, a retenção de mais calor na atmosfera. Absorção de calor por esses gases pode causar um aumento significativo da temperatura, com consequências graves para a própria vida na Terra.

No momento actual, verificam-se já situações que são consequências do aumento do efeito de estufa. Entre essas situações pode citar-se a fusão progressiva de glaciares
Caso não se tomem medidas que permitam diminuir a emissão de gases com efeito de estufa, pode vir a ocorrer uma maior fusão de glaciares e campos de gelo nas zonas do Árctico e do Antárctico. Então o nível médio dos oceanos subirá, ameaçando regiões costeiras, com consequências dramáticas para milhões de pessoas e pondo em causa muitos ecossistemas. Em Portugal, os limites de emissão de gases com efeito de estufa que foram acordados no protocolo de Quioto têm vindo progressivamente a ser excedidos. É o sector dos transportes e o da produção de electricidade em centrais térmicas que provocam uma maior emissão de gases com efeito de estufa, e o consumo de electricidade e a circulação automóvel tem vindo a aumentar no nosso país.

Sem comentários: