sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Poluição das Aguas



A água do mar corresponde a cerca de 97% de toda a água existente á superfície da terra. Neste volume enorme de água teve origem a vida há cerca de 4000 milhões de anos. A poluição das águas representa, sem duvida,”um dos aspectos mais inquietantes da degradação do meio natural pela civilização contemporânea.” De facto, a contaminação das águas continentais e oceânicas é um problema actual de extrema gravidade. E tanto mais, que a situação piora com o desenvolvimento industrial.


POLUIÇAO DA ÁGUA

(CAUSAS, CONSEQUENCIAS E FORMAS DE EVITAR)

A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar dano á flora e á fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.


As causas da crescente poluição das águas são numerosas. Destacam-se os esgotos dos grandes centros urbanos, os efluentes químicos lançados pela indústria, os fertilizantes e pesticidas utilizados pela agricultura, etc. Os esgotos muito tem contribuído para a poluição de certas regiões. É um perigo, não só para a fauna aquática, mas também para o homem.

Os detergentes sintéticos de utilização doméstica, que se generalizam depois da 2ª Guerra Mundial, constituem um elemento de poluição grave. São substâncias orgânicas complexas, nem sempre facilmente biodegradáveis. OS efluentes químicos, lançados pela indústria nos rios, lagos e mares podem assumir aspectos de extrema gravidade. Certos produtos químicos são altamente tóxicos, como o chumbo (pb), o mercúrio (hg), o cobre (cu), o zinco (zn), o crómio (cr), o níquel (ni), o cádmio (cd), etc., mas mesmo assim são lançados para as águas fluviais e marítimas.

Os fertilizantes e os pesticidas utilizados pela agricultura em escala crescente são arrastados, em parte, pelas águas de escorrência, e assim lançados a rios e lagos e eventualmente no mar.

Nos oceanos, o principal perigo ambiental é o transporte de petróleo pelos grandes petroleiros. Para além dos acidentes que, infelizmente por vezes ocorrem, um facto é
que os petroleiros, depois de descarregarem a sua carga, procedem, na viagem de retorno, á lavagem dos seus tanques. A água de lavagem, com petróleo é lançada ao mar, poluindo-o. Convenções internacionais delimitaram as zonas marítimas onde tal operação é permitida.

A poluição da água traz consequências muito graves aos seres vivos.

As principais são:

1. Substâncias tóxicas lançadas nas águas pelas indústrias e navios atingem os animais e os vegetais aquáticos, chegando a matá-los;

2.Os animais e vegetais aquáticos atendidos contaminam o homem;

3.Os esgotos das cidades podem lançar nos rios, lagos e mares seres vivos causadores de doenças, bactérias etc.

Para evitar e combater a poluição da água, não precisamos acabar com as fábricas e indústrias, temos que tomar medidas como:

Colocar filtros nas fábricas e em indústrias;

2. Tratar os esgotos para evitar que contaminem rios e mares.

3. Evitar deixar lixo ou material reciclável em rios e mares;

4. Conduzir toda a água utilizada pela população para uma estação de tratamento.

5. Prevenir derramamentos de óleos nos oceanos.


Sem comentários: