sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Camada do Ozono

A maior construção de ozono (O3) existe na estratosfera ocupando uma faixa localizada sensivelmente entre os 20 e os 50km de altitude designando-se normalmente por camada de ozono. A existência deste gás é de extrema importância para a vida na terra, na medida em que funciona como um filtro ao absorver grande parte (cerca de 95%) da radiação ultravioleta enviada pelo sol.
Sem a camada do ozono nenhuma vida terrestre seria possível.
Apesar da enorme importância do ozono a verdade, é que nos últimos anos a sua concentração tem vindo a diminuir dando origem ao chamado buraco do ozono.
Esta diminuição da concentração do ozono está relacionado com o lançamento de elevadas quantidades de CFC (clorofluorcarbonetos - gases em cuja constituição entram o flúor, o cloro, o flúor e o carbono ).

Os CFC são provenientes de determinados tipos de indústria tal como material empregue no isolamento térmico e de alguns bens de uso corrente como pev. Frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, extintores, etc. As principais consequências para o homem, da diminuição do ozono, são o cancro da pele, os problemas de visão e a perturbação do sistema imunitário. A natureza consegue produzir. Deste modo se diminuirmos significativamente a emissão de gazes que destroem a camada do ozono, estamos ainda a tempo de remediar alguma parte dos danos já causados a este nível, e sobretudo de travar a sua evolução. Os restantes seres vivos também sofrem alguns efeitos nomeadamente através de alterações genéticas, que terão reflexos em toda a cadeia alimentar os (CFC) Perduram na atmosfera durante100 anos e um único atmo de cloro desse gás pôde destruir 100.000 moléculas de ozono.

Sem comentários: