segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Vamos combater a Poluição para melhorar a Saúde de todos


A poluição é uma realidade que tem vindo a atingir consequências cada vez mais devastadoras. Isto exige que se tomem medidas urgentes para a travar, caso contrário todos os seres vivos deste planeta estão em risco de desaparecer.
A poluição é muitas vezes um produto da ignorância, do descuido e da tentativa de poupar dinheiro. Contudo, não são só as fábricas, as centrais nucleares ou os agricultores que produzem poluição. Todos nós somos responsáveis, quer quando guiamos um automóvel quer quando deitamos lixo na rua.
São vários os poluentes do ambiente e muitos são provenientes dos nossos automóveis, outros dos pesticidas que usamos nas nossas culturas e outros resultantes das indústrias. A realidade é que todos afectam a nossa saúde e principalmente a saúde dos idosos causando várias doenças. As principais doenças dos idosos causadas pela poluição são as doenças respiratórias, como por exemplo: asma, bronquite, edema pulmonar, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), pneumonias, etc. Mas também doenças cardiovasculares (enfartes, AVC); doenças gastrointestinais (colites, gastrites); alterações renais e hepáticas; perturbações oculares e perturbações mentais também podem advir da poluição, afectando, assim, gravemente a saúde dos idosos.
Segundo o OMS uma em cada três mortos nos idosos na Europa está associada à má qualidade do ambiente, representando cerca de 34% da totalidade da mortalidade nos idosos na Europa. Ainda de acordo com o que revela esta organização, o número de casos de asma, alergias e outras doenças respiratórias associadas à poluição tem vindo a aumentar, tendo triplicado nas últimas décadas na Europa.
Ao analisarmos estes factos percebemos que as consequências da poluição na saúde estão atingir grandes dimensões. Se cada um de nós colaborar um pouco no seu dia-a-dia e alterar os seus hábitos menos correctos, daqui a alguns anos tudo pode melhorar. Caso contrário, Será quase impossível viver num mundo tão poluído podendo mesmo levar ao desaparecimento de todas as espécies.
Um pequeno passo todos os dias pode mudar esta realidade. Vamos todos contribuir para um mundo saudável.
Paula, Sandra, Odete, Natália, Cidalina, Armanda, Patricia, Lurdes Pereira, Lurdes Fernandes, Adelaide,
Lisete, Eugénia

Sem comentários: