quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ambiente e qualidade de vida na terceira idade (1)

As estatísticas de saúde nacionais e mundiais têm mostrado que os problemas ambientais estão a aumentar drasticamente, afectando sobretudo a saúde dos idoso e das crianças, que são mais frágeis e estão mais vulneráveis a este tipo de problemas.
É notória a ida cada vez mais frequente aos hospitais e centros de saúde devido a problemas como a asma ou outro tipo de doença respiratória, o cancro e as doenças cardiovasculares.
A qualidade de vida das pessoas tem vindo a sofrer algumas alterações, sobretudo devido a um ambiente cada vez mais poluído, trazendo graves problemas de saúde às pessoas em geral e às grávidas em particular, que sofrem o risco de aborto ou malformação do feto.
A qualidade de vida é indispensável em todas as idades ou fases da vida, mas na terceira idade este factor torna-se ainda mais importante. Ao chegar à terceira idade, os idosos poderão ter mais dificuldade em movimentar-se e a sua flexibilidade vai sendo afectada com o passar dos anos. No entanto, isto não quer dizer que um idoso passe a maior parte do tempo fechado em casa. É importantíssimo que ele tenha uma boa qualidade de vida, num ambiente puro e saudável!
Ainda que envelhecer possa parecer uma fatalidade, nada impede a qualidade de vida na terceira idade! Uma das formas para viver uma vida mais saudável passa por uma alimentação equilibrada e rica em cálcio e pela prática de exercício físico.
Todos nós podemos contribuir para uma vida mais saudável e para um ambiente mais puro. Como? Andar mais a pé, ou de bicicleta, separar o lixo, reciclar, são apenas algumas das coisas simples que podemos fazer, contribuindo assim para uma saúde melhor e para o bem estar na terceira idade e no planeta!

Texto redigido por:
Mª Adelaide Costa
Mª Armanda Ferreira
Mª Lurdes Pereira
Patrícia santos

Sem comentários: