terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Os 3 Rs para uma Atitude de Mudança






Os 3Rs para controlo do lixo são REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Reduzindo e reutilizando evitar-se-á que uma grande quantidade de produtos se transformem em lixo.Reciclando protegem-se os recursos naturais, além de se reduzir o volume do lixo. É assim possível depois de implementar esses conceitos na nossa rotina fazer uma grande diferença no meio ambiente em que vivemos.


REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR:


Reduzir o lixo em nossas casas, implica reduzir o consumo de tudo o que não nos é realmente necessário. Isto significa rejeitar produtos com embalagens plásticas, preferindo as de papelão que são recicláveis, que não poluem o ambiente e desperdiçam menos energia.
Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras.
Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.


Reduzir


Ex:

a) Quando fazemos compras, levar os nossos próprios sacos;
b) Preferir as embalagens grandes, quanto mais pequenas são as embalagens, mais embalagens se gastam e mais lixo é produzido;
c) Optar por recargas, além de mais baratas, são menos poluentes;
d) Preferir as embalagens para as
quais existem circuitos de reciclagem.


Reutilizar

Ex:

a) Reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer brinquedos;
b) Reutilizar envelopes, colocando etiquetas autocolantes sobre o endereço do remetente e destinatário;
c) Aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados;
d) Instituir a Feira de Trocas para reciclar, aproveitando ao máximo os bens de consumo, como: roupas, discos, calçados, móveis;
e) Decorar a casa de uma forma criativa;
f) Fazer a nossa própria roupa ou adereços a partir de tecidos ou materiais que já não sejam usados.



Reciclar

Ex:

a) Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Quantas árvores poderiam já ter ajudado a preservar?
b) Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exactamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes;
c) Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita. Quantas latinhas de refrigerantes já deitaram fora até hoje?

Sem comentários: