quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ambiente e qualidade de vida na terceira idade (2)

O ambiente tem muita importância na qualidade de vida, principalmente na saúde dos idosos e nas crianças. Os problemas ambientais provocam infecções respiratórias, cancro e doenças cardiovasculares, entre outros problemas de saúde. Tendo em conta que os idosos têm menos defesas, os problemas devidos às más condições ambientais poderão trazer consequências graves e até mesmo conduzir à morte.
Existem ainda outros factores que diminuem a qualidade de vida dos idosos. A falta de exercício físico, por exemplo, não é benéfica para os idosos. Ao praticar exercício físico, com moderação e com o devido acompanhamento médico, o idoso estará a melhorar a sua capacidade de mobilidade e a aumentar a resistência do organismo, com consequências benéficas até sobre o desempenho das actividades diárias. O exercício físico também estimula a circulação sanguínea e melhora o funcionamento respiratório, reduzindo a falta de ar.
Entretanto, há estudos que revelam que os níveis de poluição do ar interior são duas vezes superiores aos do ar exterior, favorecendo a existência de alergias, enxaquecas, asma e cancro.
As crianças e os idosos são muito vulneráveis aos efeitos da poluição, sendo por isso os primeiros a sofrer as consequências. As crianças estão também mais expostas aos gás do escape dos automóveis e aos problemas relacionados com a má qualidade da água de beber.
Para melhorarmos tudo isto, devemos começar desde já a contribuir para a diminuição de todos os tipos de poluição (atmosférica, da água, dos solos, etc.).
Só assim conseguiremos, dia após dia, uma melhoria da qualidade de vida e daqui a alguns anos os nossos filhos e netos poderão ter uma vida mais saudável.

Texto redigido por:
Cidalina Nunes
Eugénia Mota
Lisete Silva
Mª Lurdes Fernandes

Sem comentários: