terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O que é a Saúde e o que é que nós podemos fazer para manter um desenvolvimento saudável?

A saúde é o resultado das experiências passadas em termos de estilos de vida, de exposição aos ambientes onde se vive e dos cuidados de saúde que se recebem. A doença e a incapacidade são frequentemente relacionadas com situações susceptíveis de prevenção ou seja, muitas situações podem ser prevenidas. Está, de facto, provada a eficácia da prevenção dos factores de risco comuns a várias patologias incapacitantes de evolução prolongada. A adopção de estilos de vida mais saudáveis e uma atitude mais participativa são importantes na promoção do auto-cuidado. É importante prevenir!
No que se refere à doença de Parkinson, a sua prevalência aumenta 0,6% aos 65anos para 3,5% aos 85 e mais anos, sendo uma das doenças crónicas neurodegenerativas mais comuns na população idosa. Há que referir que a prevalência da demência aumenta de 1% aos 65 anos, para 30% aos 85 anos de idade, duplicando, entre os 60 e os 95 anos, em cada cinco anos e sobrevivendo as mulheres com demência mais tempo do que os homens com esta doença, apesar de ser maior a incidência de doença de Alzheimer no sexo feminino.
De igual modo a prevalência de acidente vascular cerebral aumenta com a idade, de 3% aos 65 anos para 30% aos 85 e mais anos, sendo o AVC uma importante causa de morte e de séria deficiência na União Europeia. Refira-se que as pessoas com doença cardiovascular têm um risco mais elevado estimado em certa de 30% de desenvolverem demência, incluindo a doença de Alzheimer.
Por outro lado, a organização e funcionamento dos serviços de saúde não estão, em muitos casos, adaptados às actuais necessidades da população idosa, decorrentes das novas realidades demográficas e sociais, constituindo muitas vezes barreiras à promoção ou manutenção da qualidade de vida destas pessoas e das suas famílias.

Texto redigido por:
Cidalina
Lisete
Eugénia
Lurdes F.

Sem comentários: