terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Saúde Mental na Terceira Idade

As pessoas com depressão manifestam alguns sintomas a que é preciso estar atento. O primeiro sinal é a mudança de comportamentos.
Por vezes, as pessoas tornam-se apáticas, sentem-se desmotivadas e só pensam nos acontecimentos negativos da vida.
Elas têm frequentemente ideias suicidas que podem chegar mesmo ao acto. Esta perturbação torna-se mais complicada quando se prolonga por várias semanas.
Os principais sintomas da depressão são: insónias, perda de apetite, isolamento social , fraca auto-estima etc.
As depressões estão muitas vezes associadas a acontecimentos da vida diária como: perda de um familiar, acidente, divórcio, desemprego etc.
A depressão no idoso pode surgir quando este se encontra sozinho, sem apoio de familiares ou amigos. Se este se isola, tem perda de apetite, sente um certo nervosismo, tem alterações do humor e dificuldade em dormir, tudo isto pode indicar a presença de uma depressão.
A demência do tipo Alzheimer pode manifestar-se de início por perturbações variadas. A perda de memória, depressões e sintomas do tipo psicótico, como por exemplo ter um ciúme exagerado, poderão ser sinais de alarme.
Ao longo do tempo, a pessoa vai perdendo as capacidades cognitivas (ao nível do pensamento e da emoção), o que interfere negativamente com o desempenho das actividades diárias e, consequentemente com o seu bem-estar geral.

Texto redigido por:
Cidalina
Eugénia
Lurdes Fernandes
Lisete

Sem comentários: