terça-feira, 19 de fevereiro de 2008



Principais doenças associadas à terceira idade

Os problemas mais frequentes nos idosos estão relacionados com as alterações de estrutura e as perdas funcionais, que ocorrem em todos os órgãos e sistemas do corpo humano. No entanto, os principais problemas de saúde dão-se ao nível de sistema nervoso central, aparelho locomotor, sistema cardiovascular e sistema respiratório. Há problemas que são mais frequentes no idoso e entre eles destacam-se mais as demências, até pelas suas consequências e dependências.
A probabilidade de contrair demência aumenta com a idade 20% acima dos 80 anos salientando-se duas formas:
A degenerativa ou doença de Alzheimer (de evolução mais dramática).
A de multi-enfartes ou arteriopátia.
De qualquer modo, os principais efeitos do processo de envelhecimento e/ou doença crónica manifestam-se aos níveis:
Cardiopulmonar;
Musco-esqueletico
Cutâneo (ao nível da pele)
Neurológico;
Padrões do sono;
Função geniturinária;
Função hepática
Renais
Endócrinos (glândulas, como por exemplo: tiróide)
Os problemas de saúde considerados “típicos de terceira idade”, que mais prevalecem nos idosos, são: incontinência urinária, instabilidade postural e quedas, imobilidade, demência, delirium e depressão.
Do ponto de vista emocional existem determinados aspectos associados ao processo de envelhecimento: o facto de não tolerar (não ter paciência), a ansiedade e depressão, ter a mania que tem muitas doenças, desvalorizarem-se, ou então não se importarem com nada que os rodeia, o conservadorismo de carácter e de ideias.
Considerando os aspectos mencionados fica claro que apesar da senescência é um processo natural com o aumento da idade, aumentando a probabilidade do aparecimento de muitas doenças.

Texto redigido por: Patrícia, Adelaide, Lurdes Pereira, Armanda

Sem comentários: