terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Quais são os factores mais importantes na promoção da saúde, mental e física nos idosos?

Os factores mais importantes na promoção da saúde mental e física nos idosos são: a saúde, a autonomia e a independência, durante um maior período de tempo possível.
A promoção da saúde nos idosos constitui assim um desafio à responsabilidade individual e colectiva, com tradução significativa no desenvolvimento económico dos países.
A atitude mais preventiva e promotora da saúde e da autonomia inclui a prática de actividade física moderada e regular, uma alimentação saudável, não fumar, o consumo moderado de álcool e a manutenção da participação social.
O envelhecimento humano pode ser definido como o processo de mudança progressivo da estrutura biológica, psicológica e social dos indivíduos que, iniciando-se mesmo antes do nascimento, se desenvolve ao longo da vida.
A formação dos profissionais de saúde e de outros campos de intervenção social, a adequação dos serviços de saúde e de apoio social às novas realidades sociais e familiares que acompanham o envelhecimento individual e demográfico são estratégias muito importantes na promoção da qualidade de vida na terceira idade.

Texto redigido por:
Patrícia
Adelaide
Armanda
Lurdes Pereira

Sem comentários: